[LIVRO] Problemas globais, enfrentamentos locais e a universidade Pública / CRR Macaé – Erotildes Leal & Ruth Escudero [orgs] (2017)

LEAL, Erotildes Maria.; ECUDERO, Ruth (orgs). Problemas globais, enfrentamentos locais e a universidade pública. O centro regional de referência em álcool e outras Drogas da UFRJ Macaé e outros projetos extensionistas. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé. Macaé, RJ: 2017. 380 p.

Download (2 MB) <

> Leia online <

Sumário Problemas Globais 1Sumário Problemas Globais 2Sumário Problemas Globais 3

Esta coletânea apresenta questões que atravessaram o trabalho desenvolvido pelo Centro Regional de Referência para formação de profissionais que atuam com usuários de álcool e outras drogas no SUS e SUAS* – CRR – UFRJ Macaé, projeto realizado através da parceria da UFRJ e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas –SENAD/Ministério da Justiça. A desafiante temática das drogas como questão de saúde pública, estruturante para a construção das atividades do CRR– UFRJ Macaé, foi o eixo organizador do livro. Dois outros temas tratados aqui foram centrais para o desenvolvimento da atividade do CRR: o papel da universidade e dos projetos extensionistas.

Formar profissionais capazes de abordar a temática das drogas como questão da saúde pública, em toda a sua complexidade, a partir da universidade, mas com o olhar voltado para os territórios vivos e reais onde o fenômeno se apresenta com a força do seu colorido local, exigiu reflexão sobre o papel da própria universidade e sobre a função dos projetos extensionistas.

***

Capítulo 12: o lugar do discente na extensão acadêmica: espaço de formação e autonomia. O CRR– UFRJ Macaé – Relato de experiência.

No capítulo escrito por Maria Clarissa Silva e eu, refletimos sobre a extensão universitária enquanto espaço de formação, partindo da análise da experiência dos alunos de graduação como monitores do Centro Regional de Referência em Álcool e outras Drogas da UFRJ Macaé.

SILVA, Maria Clarissa; ARAÚJO, Sávio de. O lugar do discente na extensão acadêmica: espaço de formação e autonomia. O CRR – UFRJ Macaé – Relato de experiência. In: LEAL, Erotildes Maria; ECUDERO, Ruth (orgs). Problemas globais, enfrentamentos locais e a universidade pública. O centro regional de referência em álcool e outras Drogas da UFRJ Macaé e outros projetos extensionistas. Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé. Macaé, RJ: 2017. 380 p.

> Download [capítulo] (3 MB) <

_________________________________________
digitalização: arquivo virtual (original)
cor: colorido
formato: PDF (A4)
paginação: 2 páginas por folha (horizontal)
título: Problemas globais, enfrentamentos locais e a universidade pública. O centro regional de referência em álcool e outras Drogas da UFRJ Macaé e outros projetos extensionistas.
autor: Erotildes Maria Leal e Ruth Escudero (organizadoras)
editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
isbn: 978-85-62805-69-1
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 15 x 21
páginas: 380
ano de edição: 2017
edição: 1ª

Portfólio Oficial – Amanda Amado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s